quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Escola Municipal Profª Antônia Gonçalves de Souza

Na última terça-feira o projeto Viagem por uma História Comprida esteve na Comunidade de Palmares para desenvolver mais um dia de atividade. Durante os quatro meses de trabalhos nas escolas tivemos momentos muito gratificantes e um deles foi na Escola Antônia Gonçalves de Souza, lá encontramos muitos sujeitos que fazem parte desta história contada por nós.  Foi muito bom perceber como eles se reconheciam naquelas imagens cedidas por Binho do Quilombo um representante cultural da Comunidade Pitanga de Palmares e que abrilhanta um dos nossos banners. Foi um momento de troca de informações e de ampliação de conhecimento. Ainda contamos com a excelente oficina de Xilogravura do Professor Jadson Santos



















Alunos se reconhecendo nas fotografias do banner 




quinta-feira, 24 de agosto de 2017

PRODUÇÕES TEXTUAIS DA OFICINA DE ELIANE ARAÚJO

A escravidão 

A escravidão naquela época era das piores, os escravos tinhão muita esperança que tudo ia mudar. Mas os donos de engenho castigava os escravos por causa dos seus costumes, sua raça e sua cor. Os quilombos era uma sociedade que acolhia os escravos que conseguiam sair com vida dos maus tratos. 
Lá no quilombo os africanos conseguiam realizar os seus costumes e fizeram a sua plantação normal e sem interrupção,  ou seja, não eram castigados. Hoje eu e minha equipe aprendemos muito sobre a história de Simões Filho que não conhecíamos.  E é bom saber que tem pessoas levando essa história para todos que moram em Simões Filho, e, também gostamos do nome do projeto Viagem por uma História Comprida que fala sobre uma Simões que eu não conhecia. 

Alunos da Escola Municipal Maria Quitéria. 

Paródia Despachito

A cultura 
Todo mundo não respeita 
A cultura 
A saúde 
Está faltando em Simões Filho
Imagina só quanta doença
Saúde, cultura, doença
Tudo junto se alastrando dentro de Simões Filho. 

Alunos da Escola Municipal Maria Quitéria.
 
Alunos que participaram da oficina

terça-feira, 22 de agosto de 2017

ATIVIDADE ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA SOUZA DE CHAVES

Dia 22 de agosto de 2017 estivemos na Escola Municipal Professora Maria Souza de Chaves no bairro de Km 30. As atividades ocorreram nas turmas do 9º ano nos turnos da manhã e tarde. As mediações patrimoniais foram feitas pela professora Cláudia Lopes e as oficinas feitas pelo educador patrimonial Rodrigo Paixão. Entre as atividades tivemos o momento do baú da memória que é um dos momentos que podemos conhecer melhor os alunos, pois eles relatam acontecimentos que ocorreram em suas vidas que ficaram em suas memórias. 

Mediação Patrimonial 


Oficina com Rodrigo Paixão 




Baú da Memória 












segunda-feira, 21 de agosto de 2017

ATIVIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA QUITÉRIA

Dia 21 de agosto de 2017 realizamos atividade do projeto Viagem por uma História Comprida na Escola Municipal Maria Quitéria no bairro de Cristo Rei em Simões Filho. Foi um momento de troca de experiências e muita produção cultural. Desenvolvemos as mediações patrimoniais em duas turmas no turno da manhã (7º ano e 8º ano) e no turno da tarde, também (8º ano A e 8º ano B). A oficina foi realizada pela Educadora Patrimonial Eliane Araújo que trabalhou com a perspectiva de analisar o passado para entender o presente e projetar o futuro. Eliane pensou nessa questão após alguns encontros com alunos da cidade, verificou-se  a ausência de esperança no futuro. Notando a necessidade de aguçar o desejo de um futuro melhor e esperança nesses adolescentes a oficineira pensou nesta temática para ser trabalhada nesta data.  O trabalho desenvolvido nesse dia contou com a construção de textos dissertativos, paródias, rap, peça teatral todas representando a realidade de Simões Filho, porém cada grupo depositava na sua produção o que espera do Futuro de nossa cidade.

Mediação Patrimonial com Cláudia Lopes 

Mediação Patrimonial Tanise Andrade 

Oficina Eliane Araújo








sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Atividades na semana de 14/08 a 16/08

Essa última semana o Projeto Viagem por Uma História Comprida esteve em duas escolas municipais, no dia 14 de agosto desenvolvemos a mediação patrimonial e a oficina do educador patrimonial Rodrigo Paixão na Escola Municipal União da Bahia no bairro de Simões Filho I atuamos com os alunos do 9º ano do turno matutino e 7º ano no turno vespertino. Abaixo veremos algumas fotos da atividade. 

Mediação Patrimonial turma da manhã

Educador Patrimonial Rodrigo Paixão desenvolvendo atividade "Baú da Memória"

Atividade de produção artística da oficina


Turma do 9º ano A e B

Oficina no turno da Tarde

Atividade "Báu de Memória"

Uma das professora da Escola União que esteve presente no turno da tarde.


Turma do 7º ano A, B e C da Escola Municipal União.


Já no dia 16 de agosto estivemos na Escola Municipal Padre Luis Palmeira que esta localizada no Centro de Simões Filho, bem próximo ao Prédio da Prefeitura.  Desenvolvendo atividade com as turmas do 7º ano e 8º ano. Juntamente com o educadora patrimonial Sumaia Costa.