sábado, 28 de julho de 2018

III Conferência Senzala de Luxo

Na última  sexta-feira dia (27)  Cláudia Lopes (coordenadora do projeto Viagem) foi uma das convidadas a compor a mesa na Conferência Senzala de Luxo organizada pela professora e arte educadora Gabriela Mel do Idealizadora do Instituto Abayomi para falar um pouco sobre o projeto Viagem por uma História Comprida. É sempre muito bom falar sobre a História de Simões Filho para a juventude dessa cidade. Mesmo com quase um ano de conclusão desse projeto continuamos propagando sobre História, Cultura, Lugares de Memória e Patrimônio Material e Imaterial dessa terra.


Rosa Flor e Cláudia Lopes 

Gabriela Mel e Cláudia Lopes 

Cláudia Lopes e Azaza

Cláudia Lopes e Roberto 




quarta-feira, 11 de julho de 2018

Imagens Antigas de Simões Filho



Prédio da atual prefeitura

Rodoviária de Simões Filho

Praça da Bandeira e Paróquia São Miguel de Cotegipe


Escola Padre Luis Palmeira 

Centro de Simões Filho







Imagens fornecidas por Aílton Silva, não sabemos a fonte e nem o período que essas fotos foram tiradas. Mas são boas para observamos as mudanças urbanas na cidade.  

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Premiação Eu amo Minha Cidade

No último dia (16 ) do mês de maio aconteceu na Câmara de Vereadores de Simões Filho a premiação "Eu Amo Minha Cidade' a primeira edição deste evento que deve como idealizador o professor e empreendedor cultural Lucas Rupiara com o apoio do vereador Vel. Foi com enorme satisfação que o projeto Viagem por uma História Comprida recebeu esse troféu, na figura de sua coordenadora Ana Cláudia Lopes,  em reconhecimento ao trabalho prestado durante o ano de 2017 a cidade, nas escolas municipais, estaduais e no instituto federal em Simões Filho. Um dos  objetivos específicos do projeto era  reavivar  ao povo simõesfilhense na figura dos alunos do Fundamental II e Ensino Médio nas escolas que atuamos,  uma  noção de pertencimento e identificação com a cidade. E receber essa premiação como resultado disso foi de uma grande emoção e alegria. Além da premiação a coordenadora Ana Cláudia Lopes também palestrou no evento falando sobre a História de Simões Filho do período pré-colonial até os dias atuais. Lembrando o  projeto Viagem por uma História Comprida em Simões foi contemplado pelo Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, tendo como  TAC 279/2016.  Teve  início  em janeiro de 2017 e término em dezembro de 2017. O objetivo  principal foi apresentar aos estudantes das redes públicas e privadas do Município de Simões Filho através de oficinas e mediações patrimoniais um pedaço da História e Cultura local. Fazendo com que esses possam entender como a cidade foi constituída e um dia foi importante para o desenvolvimento e a comunicação da capital com o interior do país. Um projeto financiado pelo Governo do Estado através do Fundo de Cultura. #simoesfilho #ipac #secult #narrativaspatrimoniais. 

























quarta-feira, 18 de abril de 2018

Cartilha Viagem por uma História Comprida


            O projeto Viagem por uma História Comprida tem a honrar de encerrar um ciclo de suas atividades com a distribuição das Cartilhas que tem como título, o mesmo nome do projeto, Viagem por uma História Comprida. Essas cartilhas foram desenvolvidas através de pesquisa primárias e secundárias com a finalidade de ser mais um recurso pedagógico para a construção do conhecimento dos estudantes dessa cidade sobre a nossa história e cultura. Desta forma, foi através do incentivo financeiro do Governo do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura e das secretarias da Fazenda e Cultura que todo esse trabalho pode ser desenvolvido no município. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal na liberação das escolas para que pudéssemos desenvolver nossas atividades. No ano de 2017 atuamos em 17 escolas, sendo cinco estaduais e doze municipais. No ano de 2018 estamos nos planejando para atuarmos em mais 9 escolas aquelas que não foram contempladas no ano passado.
            Esse projeto assim como, a cartilha abordam cinco pontos da cidade antes da sua emancipação e que foram importantes para o desenvolvimento histórico, político, econômico e cultural de Simões Filho. Sendo eles; Aratu e sua baía de Aratu, Cotegipe e Ruínas do Dambe, Mapele e Estação Ferroviária, Tanque do Coronel e Comunidade Pitanga de Palmares. Desta forma, essa cartilha conta um pouco da História de cada um desses lugares e é um convite para que mais pessoas busquem informações acerca da História e Cultura dessa cidade.
             Nessa primeira etapa de entrega estaremos levando as cartilhas para as escolas que receberam as mediações patrimoniais e as ações educativas.  



              
Organizando as encomendas

Olha como ficou linda a cartilha! 


Último passo do projeto 

Uma parte das embalagens