sexta-feira, 12 de maio de 2017



Projeto “Viagem por uma História Comprida” levará oficinas educativas para escolas de Simões Filho

O projeto “Viagem por uma História Comprida” é uma iniciativa financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretária da Fazenda através do edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo 2016, que tem como finalidade realizar mediações patrimoniais e oficinas nas escolas de fundamental II na cidade de Simões Filho.
As ações educativas terão auxílio de uma cartilha ilustrativa que contará um pouco da história dos pontos pesquisados e que será distribuída em todas as escolas do município. “Temos como objetivo apresentar aos estudantes das redes públicas e privadas do Município de Simões Filho através de oficinas e mediações patrimoniais nas escolas um pedaço da História e Cultura local. Fazendo com que esses possam entender como a cidade foi constituída e um dia foi importante para o desenvolvimento e a comunicação da capital com o interior do país”, contou a coordenadora Ana Cláudia Lopes.
Visando a preservação da memória de locais importantes para o desenvolvimento da história da cidade, de acordo com Ana Claudia o projeto recebeu esse nome como uma homenagem ao livro de Antônio Apolinário da Hora, História Comprida, hoje um dos maiores referenciais para pesquisas acadêmicas relacionadas ao município.
No último dia 25 de abril uma etapa da pré-produção do projeto “Viagem por uma História Comprida” aconteceu, através de uma visita técnica por alguns pontos de Simões Filho, como: Centro de Simões Filho (Antigo terras do Engenho Novo), Cia II e Cia I (Antiga terra do Engenho de Água Comprida), Mapele (Estação de Mapele), Aratu (Ruína do Casarão dos Magalhães e Usina Aratu).
Também foi realizada uma reunião de preparação para monitores e mediadores patrimoniais (oficineiros), ministrado por Cláudia Lopes. Tendo a presença de Bárbara Nogueira ( pesquisadora) trazendo para o grupo suas experiências no caminho da pesquisa. Esse momento foi de grande importância, pois o grupo conseguiu entender a complexidade e a grandiosidade da História Local, além da troca de experiências e conhecimento patrimonial, histórico e pedagógico.
No mês de maio de 2017 iniciam-se a Exposição Itinerante juntamente com as oficinas temáticas nas Escolas de Simões Filho. As atividades serão realizadas com turmas do Fundamental II, onde serão abordadas além da História dos pontos, analisados e já relatados, questões em torno da Identidade Coletiva e Pessoal, História e Memória, Patrimônio, História Local, História Oral, Bens Culturais e Educação Patrimonial.
De acordo com o cronograma pré estabelecido, será visitada na tarde desta segunda-feira (08) a Escola Estadual Reitor Miguel Calmon, na terça 09/05 Escola Estadual Regina Simões, no dia 15/05 Escola Polivalente de Aratu, 17/05 Hermes Miranda, 22/05 Centro Educacional Santo Antonio e 23/05 Escola Berlindo Mamede de Oliveira.
A iniciativa contou também com o apoio da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

http://mapelenews.com.br/projeto-viagem-por-uma-historia-comprida-levara-oficinas-educativas-para-escolas-de-simoes-filho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário