sábado, 5 de março de 2022

WEBSÉRIE LEMBRANÇA DA ROÇA: UM RESGATE A CULTURA RURAL DAS COMUNIDADES DE PITANGUINHA







No próximo dia 06/03 será lançado no canal do Youtube Simões Filho Tem História a websérie “LEMBRANÇA DA ROÇA: UM RESGATE A CULTURA RURAL DAS COMUNIDADES DE PITANGUINHA” uma produção inédita que tem como objetivo salvaguarda através do depoimento de 16 idosos de três comunidades rurais de Pitanguinha, bairro de Simões Filho, um pouco da história e da cultura rural que existia nessas localidades, denominadas de Cova Gia, Cobocó e Lobão.

“Lembranças da roça” é uma websérie dividida em 4 episódios, onde neles buscamos contar um pouco a História de Simões Filho através de seus idosos que são fontes de conhecimento e história que merecem sem ouvidos e documentados. Cobocó, Lobão e Cova da Gia são atualmente três bairros de Simões Filho, mas já foram comunidades rurais e seus moradores viviam do cultivo da terra, das atividades voltadas a lavagem de roupa de ganho, de mariscar, entre outros.

Todas essas histórias e outras mais serão disponibilizadas em 4 episódios, mais um episódio extra. Entre os dias 06/03 a 10/03 a websérie estará no ar. Será lançado o primeiro episódio, dia 06/03 e diariamente um episódio ficará disponível no canal do Youtube Simões Filho Tem História. 

A websérie “Lembrança da Roça” é uma produção voltada a população simõesfilhense e todos aqueles que se identificarem com as histórias contadas. Um projeto que contou com a colaboração de muitos moradores que ajudaram na construção desse enredo de muitas histórias de vida que acabam cruzando com parte da história de suas comunidades e da própria cidade. 


Esse projeto foi desenvolvido por Lorna Lunière em parceira com Claudia Lopes, Davi da Hora e trilha sonora de Lucas de Gal. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/ PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Abaixo você pode assistir trailer da websérie e depois se inscrever no nosso canal @sftemhistoria, curtir nossas postagens e ativar o sininho, pois sempre que tiver conteúdo novo você será notificado. Lembrando estamos no Youtube e no Instagram.



Um comentário:

  1. Que trabalho magnifico. Não sei porque demorei tanto tempo para descobrir esse documentário.
    Parabéns pelo trabalho e muito obrigado por registrar essas pessoas que serão imortalizadas pelas lentes.

    ResponderExcluir